Edson Fernandes Theodoro
"Somente os fortes aprendem com a vida, os fracos...padecem antes do aprendizado"
Textos
O Que é o Pecado?

Hoje parei para analisar  e sobrepor minhas dúvidas sobre o “pecado”, palavra mais antiga da nossa humanidade, na íntegra quer dizer mais ou menos isso: “Transgressão da lei ou preceito religioso, culpa, defeito, falta, vicio; mulher tentadora; aquele que continuamente nos macula a consciência até ser perdoado; a primeira falta cometida por Adão e Eva no paraíso”. Enfim, são vários sentidos e significados dados a essa palavra ou ato, como queiram interpretar, o livre arbítrio impera aos meus leitores.

Se eu fosse, dentro da minha concepção analisar cada preceito, estaria num todo expondo somente minha opinião, que não é o caso nem tampouco minha intenção. Mas que podemos expor situações e casos que já presenciamos ou ouvimos falar, isso podemos, afinal somos livres para tal analise, ou não?

Quando dizemos que foi “a primeira falta cometida por Adão e Eva”, isso não pode ser levado ao pé da letra, afinal quem poderá nos afirmar que realmente eles pecaram? Sabemos que essa colocação foi escrita no Velho Testamento e por um homem, Moises. Que escreveu no Monte Sinai, também sabemos que foi por inspiração divina, mas meu foco não é esse, senão passaria horas escrevendo sobre isso, e o que importa em si, é somente a palavra pecado.

Vamos sair dos tempos remotos e vamos para o hoje, esqueçamos por enquanto nossas origens, criação ou o que os físicos acreditam, vale o que você acredita, enfim. Talvez o pecado esteja dentro de nossas casas, na família, no trabalho, na escola, no trânsito e etc...

Numa análise morfo-sintática, veremos que paira uma duvida ao que tange nossos atos, pensamentos e palavras, não esquecendo que estamos tratando da palavra “pecado”. Vejamos alguns exemplos do cotidiano, normalmente erramos como seres humanos em criticar a esmo, sem pensar que um minuto depois estaremos fazendo a mesma coisa ou pior, então já estamos pecando no sentido óbvio da palavra.


O que é pior, vermos na TV um cidadão passando-se de vilão a mocinho, o salvador de almas, que sobe no seu púpito e declama palavras motivacionais, fora do contexto bíblico e com uma única intenção; tirar o pouco que ainda resta daqueles que lá estão, que na sua ignorância e “fé” imposta, dão-lhe o que amanhã lhe fará falta na mesa. Citam por deveras, no intuito de laçar sem piedade as mentes vazias e ignorantes, dizendo que servem o Deus do ouro e da prata! Meus caros, qualquer um sabe que essa citação bíblica não foca os bens materiais, a interpretação é clara! Quando se diz o Deus do ouro e da prata, está focando a “riqueza espiritual” que pode ser comparada as maiores riquezas materiais que são ouro e a prata, que nós como meros pecadores e mortais, podemos ser “ricos espiritualmente” e não que Deus é rico em bens materiais.Vamos agora a comparação clara do que acabei de dizer, vocês já leram Atos 3:1 a 8? Lá deixa claro nas palavras de João e Pedro que riquezas terrenas de nada valia, qual análise vocês podem fazer quando disseram:”Não temos nem ouro nem prata, mas temos o poder de Deus”. A conclusão a respeito desses “pastores de almas” artista de TV que adentram os vossos lares, deixo pra vocês.

Tomemos cuidado com o que entram em nossos ouvidos, em nossos corações, pois poderemos estar caindo num abismo sem volta, perdendo a noção do certo e do errado, de que a facilidade de conquistarmos algo através de palavras falsas e  que temos que cobrar um Deus supremo, e que ele tem a obrigação de nos ajudar, é mera ignorância e falta de discernimento.

O que é o pecado? Agir de forma criminal e falta de caráter? Ou pecarmos por dar ouvidos a isso, sem questionar? Ou é pecado acharmos que esses homens são perfeitos e “divinamente inspirados por Deus”? Há um dito popular muito simples mas eficaz nas suas palavras: “Deus não precisa e nunca precisará de dinheiro”. Ele precisa que sua alma seja limpa e boa, nada mais que isso.
Fica aqui meu querido leitor, uma analise que só você poderá fazer, e que o seu futuro depende única e exclusivamente dos seus atos.

Muito obrigado.


Edson Fernandes Theodoro
Enviado por Edson Fernandes Theodoro em 09/07/2012
Alterado em 09/07/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Deixe a vida! Deixe-a andar Não queiras da vida ter O que ela não possa dar Nem tu possas merecer...(Edson Fernandes)