Edson Fernandes Theodoro
"Somente os fortes aprendem com a vida, os fracos...padecem antes do aprendizado"
Textos
Crítico Literário
 
Estive pensando no titulo desse escrito, por vezes me pego indagando, isso porque não sou nenhum critico, aliás; nem sei como isso é possível, o que leva ou habilita alguem a fazer isso? qual é o intuíto? sua história, seus conhecimentos, sua formação acadêmica? juro que não sei!

Será que seguir ao “pé da letra” o que a regra literária exige, capacita alguem a isso? ser um crítico é uma profissão? ou um lazer? ou algo que o satisfaz seu ego? ou talvez a simples sensação de mostrar a outros críticos que ele é melhor? talvez seja pelo simples fato de ter destaque nos meios de comunicação e mostrar que muitos erram e fogem das bases literárias, sei lá...

Eu, um simples mortal que ainda engatinha pelos berços literários, pergunto: será que algum crítico ao ser questionado sobre algum escrito  seu, torna-se humilde ao ponto de aceitar ou responder em forma de defesa que não errou?  O que na verdade me deixa uma certa ambiguidade é que quando leio alguns escritos, entre novatos e os dinossauros da literatura, eu na minha ignorância, não consigo ver algo para ser criticado. Até porque, o que vejo nos textos, não são regras literárias, se é poesia ou soneto, o que simplesmente vejo e sinto é a alma do escritor, sua dedicação e a forma que ele expressa seu desejo de escrever, a sua boa vontade de tentar introduzir seu texto na mente dos seus leitores.

Agora, a critica literária onde entra? qual espaço lhe é devido para tal feito? quem critica um texto permite um olhar mais denso ou uma flexibilidade  de saber que ele tambem junta o seu melhor como ser humano dedicado que é? sem contar que temos pela frente as editoras, que não dão a mínima para alguns escritores , segundo elas “os novatos” , sem curriculo literário e mais alguns elementos pifios que não merecem minha consideração. O que desperta seu interesse é que o escritor seja; poeta, critico literário, escritor , filósofo, sociólogo, editor e etc...

Pergunto-lhes, o que mais é preciso para alcançar o ápice? Ser  mais um escritor sem curriculo, que dedica e dá o seu melhor para com seus escritos, ou simplesmente ter um curriculo “invejável” para entrar nesse mundo literário, para simplesmente ter ao menos um texto numa única página de uma coletânea de uma editora qualquer...

Muito obrigado mesmo!
Edson Fernandes Theodoro
Enviado por Edson Fernandes Theodoro em 01/09/2012
Alterado em 01/09/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Deixe a vida! Deixe-a andar Não queiras da vida ter O que ela não possa dar Nem tu possas merecer...(Edson Fernandes)